"Beleza não põe a mesa", mas depende dela

A busca pela beleza faz parte do dia-a-dia da maioria das pessoas. Seu conceito é muito particular e relativo. A mídia estabelece padrões, estereótipos, que muitas vezes são inatingíveis, além de não serem completamente reais. Não existe a perfeição.
Eu prefiro falar sobre a beleza que cada um deve cultivar. Cuidar de si é buscar a beleza, é ter auto-estima, é tentar prevenir ou reverter marcas que são deixadas pelo passar do tempo.
Tratamentos e produtos estéticos estão em alta e todos gostariam de usufruir dos "milagres" que estas novas armas podem oferecer. Digo "milagres" porque boa parte das pessoas quer resultados sem tentar fazer a sua parte. Cada tratamento tem sua indicação e limitações, nem sempre atingindo as expectativas de quem os procura.
O primeiro passo em busca da beleza é a prática de cuidados preventivos.  A maioria das pessoas tem suas grandes queixas relacionadas a alterações do aspecto da pele e ao controle do peso.

Uma pele saudável depende:
- Da quantidade de água que ingerimos ao longo do dia: A pele possui funcões de defesa e transporte e para garantir sua renovação e funcionamento adequados suas células precisam estar hidratadas .

Do nível de exposição solar a que ela foi submetida ao longo da vida: O dano solar é cumulativo. As lesões que surgem com o avançar da idade podem ter sido geradas naquela meia hora de sol do meio-dia de todo domingo a que você se expôs quando tinha quinze anos. Como já comentei em um post anterior, nem o protetor solar é capaz de evitar completamente esse dano.

- De evitar o fumo e a fumaça do cigarro: As substâncias tóxicas contidas no cigarro (mais de 4.000!) também vão agir na pele. Obstruem os poros e agem nas células da forma mais deletéria possível, produzindo noventa vezes mais radicais livres e outras substâncias prejudiciais em ritmo acelerado.

- Do uso de produtos adequados para cada tipo de pele: Cada pele tem sua característica, e a mesma pele pode ter necessidades diferentes em determinados períodos. Também não há necessidade de exageros. Não é preciso comprar todos os produtos lançados no mercado, correndo atrás de promessas fantasiosas.
O importante é saber manter a pele limpa, utilizando um sabonete adequado, e nunca esquecer de remover a maquiagem ou as impurezas acumuladas ao final do dia, pois a pele precisa "respirar". Deve-se ainda mantê-la hidratada e, se for necessário, utilizar produtos com finalidades específicas, como manchas, flacidez, rugas, olheiras, de preferência sob orientação médica. Produtos vendidos livremente não apresentam concentrações terapêuticas e o custo pode ser maior que o benefício.

- Dos alimentos que ingerimos: A pele é composta por várias camadas. Seus componentes precisam de nutrientes para a manutenção de seu funcionamento.
Vitaminas e minerais vão dar o suporte às reações químicas necessárias e vão agir como antioxidantes, varrendo radicais livres gerados pelos mais diversos estímulos (os radicais livres estão no topo da lista quando se fala em teorias do envelhecimento).
As proteínas também são essenciais. A matriz da pele depende da integridade do colágeno, que é uma proteína. O açúcar tem ação deletéria sobre o colágeno, devido ao fenômeno da glicação, também já descrito no blog. A visualização seria a de "caramelização" de uma camada da pele. Na maioria das vezes, o colágeno destruído por esse mecanismo não é regenerado na mesma velocidade.
Os lipídios fazem parte das membranas de todas as células. As gorduras "boas" advindas da alimentação vão permitir que as membranas continuem fluidas e maleáveis. Gorduras "ruins" têm efeito contrário, endurecem as membranas. E isso é refletido diretamente no aspecto da pele.
Uma alimentação saudável, rica em alimentos naturais, garante uma pele saudável, muito mais resistente às agressões do ambiente.

Estes são os pilares essenciais para se conquistar ou manter a beleza da pele. "Mascarar" pode até ser fácil, mas não reflete uma verdadeira transformação. Ninguém quer ser "por fora bela viola, e por dentro pão bolorento". Pelo menos deveria ser assim...

Sobre o controle do peso, é do conhecimento de todos que isso depende essencialmente de uma alimentação saudável e um equilíbrio entre o consumo e o gasto de calorias. Cada um tem aspectos particulares, que podem facilitar ou dificultar este processo, mas deixo para me aprofundar neste assunto em um próximo post. 

Desejo a todos um bom final de semana!

Comentários

  1. Eu estou pão bolorento por fora e por dentro...
    espero o próximo post sobre controle de peso... pra ver se me animo... kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas