Tudo começa com "A" (As coisas mais importantes da vida)

Quais coisas são mais importantes na vida?  O que realmente é essencial para a nossa existência?
Se pararmos para pensar, nem precisamos de tanto.
Temos apenas que aprender a priorizar e valorizar as coisas certas.
Fiz uma pequena lista, de cinco itens, nos quais não podemos deixar de pensar no dia-a-dia:

AR
O ar é imprescindível para a nossa sobrevivência. O oxigênio que respiramos é que vai possibilitar o funcionamento adequado de nossas células e, consequentemente, de nosso corpo. O simples fato de respirarmos adequadamente pode evitar a instalação de muitos problemas. Temos ainda que valorizar a qualidade do ar que respiramos. Hoje já são conhecidas inúmeras doenças causadas ou agravadas pela poluição do ar, seja das indústrias, dos carros, dos cigarros, dos incêndios, entre outras fontes. São doenças agudas, crônicas e degenerativas, decorrentes das substâncias tóxicas que inalamos diariamente. Valorize esta função vital. Torne o ato de respirar algo consciente. Respire fundo apenas, ou pratique técnicas de respiração e relaxamento, e não esqueça de fazer a sua parte no cuidado da qualidade do nosso ar.

ÁGUA
Outro elemento fundamental para o nosso corpo. A água é necessária não somente para o funcionamento de nossas células e órgãos. Ela é o maior constituinte de todas as estruturas. É o que dá vida, viço. Nenhum ser vivo sobrevive muito tempo sem água. O consumo deve ser frequente, pois a sede já é um indício de que há algum tempo o nosso corpo está carente. O recomendado é em torno de 2 a 2,5L por dia, não podendo ser substituído por outros líquidos. Assim como acontece com o ar, a água vem sofrendo as consequências da ação humana. Vem sendo desperdiçada, contaminada e adicionada de substâncias desnecessárias em seu tratamento. Não podemos negligenciar esta realidade. A vida depende da água.


ALIMENTAÇÃO
"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio" (Hipócrates)
Todos sabemos que a alimentação tem extrema importância, mas seu verdadeiro papel em nossas vidas tem sido negligenciado.
Os alimentos fornecem energia e nutrientes para a manutenção do funcionamento do nosso organismo. Mais do que isso, hoje sabemos que alguns alimentos são até capazes de promover transformações no curso ditado por alguns de nossos genes. Proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas, minerais, fibras, entre outros, são elementos que constituem qualitativamente um alimento e que vão determinar  a sua importância na alimentação humana.
Infelizmente, temos vivido em um mundo cada dia mais inundado por "produtos alimentícios" cheios de calorias vazias. "Produtos alimentícios" porque são resultado de múltiplas transformações e adições de produtos químicos, e "vazios", porque fornecem calorias (na maioria das vezes muitas!) e não trazem nenhuma substância útil ao nosso organismo. Nenhum desses produtos, mesmo os que se dizem enriquecidos com vitaminas e minerais, podem alcançar o valor nutritivo de alimentos de verdade.
Quando tiver dúvida na hora de escolher, faça-se uma pergunta: Minha avó comia isso? Com certeza você vai evitar a ingestão de muitas coisas prejudiciais.
Não sucumba à ditadura das calorias. Pense em qualidade e naturalmente você vai encontrar seu peso saudável. E nunca esqueça: Você é o que você come!


ATIVIDADE FÍSICA
Este é o contraponto das aquisições da vida moderna.
Se por um lado conseguimos amenizar o desgaste físico excessivo de algumas atividades, trazendo maior produtividade em um tempo menor, por outro enveredamos pelo caminho da aquisição de facilidades...
Hoje nem precisamos mais ir à esquina comprar algo de que estamos precisando. Basta fazer uma ligação ou acessar a internet que está tudo resolvido.
O famoso sedentarismo veio se aliar à "junk food" para resultar em obesidade, sem falar em suas consequências. Um corpo parado não gasta energia o suficiente para consumir a grande quantidade de calorias que temos ingerido desnecessariamente. Além disso, a falta de atividade impossibilita a eliminação de toxinas filtradas pelo nosso organismo, porque não estimulamos  nossa circulação e nosso intestino, e a ativação de partes importantes do nosso cérebro, relacionadas à cognição e ao prazer.
Ninguém precisa se tornar um atleta de maratona, nem precisa depender de uma academia para se exercitar. Atitudes simples como subir escadas, sair para um passeio ou para locais próximos de sua casa a pé ou de bicicleta já ajudam bastante. Uma caminhada de 30 minutos três vezes por semana já traz resultados surpreendentes. Esta seria uma recomendação mínima.
Mas não esqueça de fazer uma avaliação cardiovascular antes de começar qualquer programa de atividade física!

AMOR
"Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, sem amor eu nada seria" (1 COR 13)
Por último, mas não o menos importante.
O amor envolve a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com alguma coisa que seja capaz de receber e enviar os estímulos necessários para a sua manutenção e motivação.
Nossas ações devem ser motivadas pelo amor, sejam elas em um relacionamento, na família, entre amigos, no trabalho, em atividades que desempenhamos no dia-a-dia e com tudo que faz parte de nossa vida.
O amor ao próximo não pode ser esquecido. Não somente àquele mais desprovido de bens materiais, mas a todos as pessoas que cruzam nossos caminhos ao longo da vida. Respeito, cordialidade e carinho não são favores, deveriam ser parte da atitude habitual de todo indivíduo. 
Aquilo que se dá é aquilo que se recebe. Nunca poderemos dar ou receber amor, se não formos os primeiros a fazê- lo. E para isso também precisamos aprender a nos dar amor. Seja nomeado amor-próprio ou autoestima, temos que exercitar a necessidade de cuidar bem do nosso corpo e da nossa alma.
Portanto, cuidar da saúde é exercitar o amor-próprio e compreender que teremos muito mais a oferecer às pessoas e ao mundo se estivermos em equilíbrio e com o funcionamento harmônico do nosso organismo.

Talvez você já tenha lido e ouvido estas informações várias vezes e de várias maneiras, mas será que estamos dando a atenção devida?
Temos que superar o abismo entre a teoria e a prática e deixarmos de nos esconder atrás de desculpas confortantes.
Valorize as coisas certas e com certeza você irá usufruir das coisas mais importante da vida!

Comentários

  1. Minha esposa (tua comadre)é sedentária. Me ajuda!
    Quando o Vítor for maior e estiver correndo vou colocar ela para correr atras dele para perder calorias rsrsrsrsrsrsrsrs. Mas até lá vou continuar com minha luta com ela.

    ResponderExcluir
  2. Realmente são elementos simples e conhecidos, pois fazem parte da nossa vida desde que nascemos, mas que talvez por essa simplicidade, e tb pela "disponibilidade", acabamos não dando a devida importância.
    E vamos em busca de uma vida e um mundo mais saudável, mais leve e mais natural.

    ResponderExcluir
  3. Eu começo com A!!! kkk Sou essencial!! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Lidi, adorei o texto. São atitudes simples que importam em grandes mudanças em nossas vidas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas