Exagero ou excesso de cuidado?

Vivo com essa dúvida na cabeça. Será que estou exagerando nos cuidados que tenho com os hábitos da minha família?
Faz muito pouco tempo que comecei a transformar o dia-a-dia na minha casa, e quando penso que já fiz muita coisa descubro uma nova informação que muda mais uma "verdade absoluta" de nossas vidas.
Não é fácil tentar fazer a coisa certa. Você sempre esbarra nas limitações do local onde vive, na dificuldade de se libertar de coisas rotineiras e mais ainda na opinião das pessoas que te rodeiam.
Eu tenho tentado fazer o melhor que posso.
O conhecimento não serve para nada se não vier acompanhado de sua prática.
Não sou tão velha a ponto de dizer que minha experiência de vida é vasta...mas quanto mais eu estudo, mais percebo que os "grandes males" que atingem os seres humanos decorrem exclusivamente de sua ação danosa sobre o planeta e, consequentemente, sobre toda a população mundial.
Achei no livro que estou lendo um trecho que resume bem a realidade que estamos vivenciando:  

" Depois de milênios consumindo alimentos naturais, cultivados ou não, vivendo em harmonia com a natureza, desfrutando as benesses de um meio ambiente puro, o ser humano passou a atacá-lo como um vândalo idiota. Começou a derrubar árvores e a acabar com as florestas, como se elas fossem suas inimigas. Passou a explorar matérias-primas da Terra, corroendo as suas entranhas em busca de minerais e riquezas. Depois, inventou de se intrometer naquilo que come, introduzindo no alimento produtos tóxicos, empobrecendo-o, retirando dele partes importantes, intoxicando-o com herbicidas, formicidas, antibióticos, corantes, aromatizantes artificiais e outros venenos. Orgulhosamente também, inventou alimentos completamente artificiais. Finalmente acabou por irradiar a comida com raios perigosos e a modificá-la geneticamente. Tudo isso criado e apoiado por técnicos de aspecto sério, de semblantes orgulhosos, que tudo fazem em nome da necessidade de uma produção maior de alimentos. O que eles não sabiam (e continuam sem saber) é que isso determinaria também uma maior produção de coisas indesejáveis: carências nutricionais, doenças degenerativas, degradação ambiental, enfraquecimento biológico, risco da inviabilidade racial, mutações, etc..." (trecho do livro Alimentação para um Novo Mundo, Dr. Márcio Bontempo, Ed. Record, 2003).

Por essas, e outras razões, acho que o que tenho tentado fazer ainda é pouco, mesmo porque existem fatores que não estão sob o nosso poder de decisão.
Certas informações nunca serão divulgadas pela mídia e nunca se tornarão populares, pois existem muitos interesses econômicos envolvidos.
Enquanto isso, vou remando contra a maré, para que eu possa garantir ao meu filho um futuro melhor e mais saudável, mesmo que isso custe privá-lo de coisas tão culturalmente bem aceitas.
Quem quiser fazer o mesmo, basta dar o primeiro passo!

Recomendo este vídeo para reflexão:

Comentários

  1. Oi Lidi! Adorei a iniciativa. Coincidência ou não, ultimamente tenho me interessado bastante por hábitos mais saudáveis, principalmente relacionados à alimentação. Li "Sem Açucar Com Afeto" de Sônia Hirsch e fiquei impressionada com as consequências do consumo excessivo de açucar durante toda nossa vida e como isso pode culminar no diabetes, sem contar com a dependência que criamos em relaçao ao açucar. Nesse mesmo livro, ela fala dos malefícios dos adoçantes em geral e como podemos mudar nossos hábitos para apreciar o verdadeiro valor dos alimentos.É bem interessante.
    Da mesma autora, li "Prato Feito", não gostei muito, pois foi escrito nos anos 80, então há muitas informações ultrapassadas. De qualquer forma, dá aproveitar umas sugestões de receitinhas saudáveis.
    Recomendo também "Amor engorda, paixão emagrece", que mostra a influência da alimentação em nosso bem estar e também a importância de levarmos uma vida mais "slow down", sem necessidade dessa pressa que parece ser uma constante em nossas vidas.
    Parabéns pela iniciativa e vou acompanhar sempre os posts.
    Beijão
    Kamila

    ResponderExcluir
  2. Elidiane,

    Gostei muito da iniciativa de compartilhar assuntos relacionados à saúde. Entendo que somos o que comemos e pensamos, isso porque, quase todas as doenças surgem em decorrência de dietas exageradas, de desequilibrios alimentares. Tenho acompanhado alguns casos bem próximos a mim, na minha família - A pessoa mudou a dieta e transformou a vida. Então, a alimentação saudável, exercícios diários são imprescindíveis ao ser humano, afinal, nascemos para caminhar. Tenho experimentado, desde muito jovem, o cultivo da alimentação saudável hoje percebo a diferença quando me submeto à check-up.
    Vale a pena divulgar essa idéia. Parabéns!
    Helena

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse vídeo. Me lembrou do filme "A corporação" e "Wall E". O primeiro é um documentário e o segundo um filme infantil, mas ambos trazem o tema consumo, poluição, saúde e meio ambiente. Vale a pena assistir.
    Acredito que iniciativas como a sua, buscando atingir outras pessoas, divulgando idéias novas e saudáveis, e claro buscando aplicá-las, são extremamente necessárias e úteis, já que na mídia o que mais vemos é exatamente o contrário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas