Um pouco da minha história

        
            Gostaria de compartilhar um pouquinho da minha história com todos vocês, para que possam me conhecer melhor.
              Cursei faculdade de Medicina na Universidade Federal do Maranhão, onde estão as raízes da minha família e onde vivi dos 5 aos 26 anos. Saí direto para o mercado de trabalho e, como boa parte dos recém-formados, fui trabalhar para prefeituras do interior do Maranhão e Piauí no Programa Saúde da Família. Concomitantemente, fiz especializações em Medicina Estética e Dermatologia. 
                        Com a mudança para Brasília, continuei no PSF, prestando concurso para a Secretaria de Saúde do DF, onde trabalho desde 2009. O trabalho com medicina preventiva, despertou o interesse em pesquisar campos de atuação mais específicos. Então, iniciei uma nova especialização, dessa vez em Medicina Ortomolecular, que me mostrou o lado encantador da Medicina que eu gostaria de praticar.
                           Nos últimos anos, lidando com crianças, gestantes, pacientes crônicos, jovens, adultos e idosos dia após dia, vejo o quanto certos cuidados são apenas paliativos na ausência de uma visão global e mais atenta ao processo que originou os problemas "visíveis" que comprometem a qualidade de vida. O quanto as pessoas estão negligenciando seu auto-cuidado, seja pelo estresse e falta de tempo da vida atual, seja pela influência da mídia, pelo maior acesso à "junk food" e alimentos industrializados, ou simplesmente pelo fato de acreditarem que existe um "remédio" para tudo. O quanto o mundo está cada dia mais "plastificado", intoxicado, embalado em pacotinhos cheios de substâncias artificiais. O resultado inevitável de tudo isso tem sido uma mudança no perfil das doenças. A cada dia atendo mais crianças com obesidade, dislipidemia e alterações de comportamento, gestantes com diabetes e hipertensão, mulheres jovens com distúrbios hormonais e dificuldades para engravidar, pessoas com problemas de ansiedade, depressão, dores crônicas e fadiga, às vezes sem um motivo "aparente".
                      O conceito de Medicina Funcional, ou seja, a Medicina que cuida do bom funcionamento do corpo (e não apenas da cura ou controle de doenças) é algo cada dia mais presente nas esferas da medicina preventiva, nutrição, educação física, e  entre tantos outros profissionais envolvidos em cuidados de saúde. E com esse foco tenho buscado aperfeiçoamento para oferecer um cuidado integral e cada vez mais personalizado aos pacientes, pois já é indiscutível a influência que o estilo de vida e escolhas individuais desempenham na forma como nossos genes se expressam.
                                    Nas idas e vindas em busca pela minha própria qualidade de vida e saúde tenho percebido a grande diferença que faz permanecer vigilante e agir preventivamente. Precisamos viver aproveitando todo o potencial que nosso corpo oferece. Manter, conquistar, potencializar é possível. Basta que tenhamos um compromisso diário para que isso aconteça. E a Medicina funcional e ortomolecular tem muitas ferramentas para contribuir nesse processo.

 
MEDICINA PERSONALIZADA
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
TERAPIA ORTOMOLECULAR

contato@dralidianemartins.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas